31 de outubro de 2010

Avaliação

Esse é, sem dúvida, um dos assuntos que merece maior discussão e reflexão na educação. Os professores precisam, antes de tudo, entender por que e para que avaliam; precisam perceber que a avaliação tem o objetivo de investigar a situação do aluno e da turma para que se possa planejar as melhores estratégias de intervenção.
A maneira como entendemos a avaliação está diretamente relacionada com a maneira como enxergamos o próprio processo educativo. Se entendermos a escola como um espaço de aquisição de conteúdos, sendo os professores os transmissores e os alunos os receptores, só poderemos conceber a avaliação como forma de detectar a quantidade de conteúdo que foi assimilada. Ao contrário, se a nossa concepção de educação passa pela necessidade de utilização dos conteúdos como ferramentas para o desenvolvimento de competências e habilidades, a avaliação passa a ser instrumento de diagnóstico da eficiência das estratégias de ensino que estamos utilizando e da consequente aprendizagem dos alunos.
Qual seria o objetivo de fazer o diagnóstico de uma determinada situação a não ser o de planejar maneiras de resolver os problemas que foram detectados? O professor Cipriano Luckesi fala um pouco sobre essa questão no vídeo abaixo. Assistam!

Nenhum comentário: