31 de outubro de 2010

Filmes para as Aulas de Ciências e Biologia

Com a realização de um pequeno levantamento dos longas-metragens que podem ser trabalhados nas aulas de Biologia e Ciências, podemos perceber a grande quantidade de títulos que abordam os mais variados conteúdos dessa área do conhecimento. Esses filmes podem ser utilizados no planejamento de atividades de introdução, atividades de desenvolvimento ou atividades de conclusão, fechamento de diversos assuntos, ampliando as oportunidades de motivação e aprendizagem dos alunos.
Os longas-metragens de ficção ou baseados em pessoas e fatos reais, os documentários, as simulações e os vídeos de curta duração possibilitam: a exposição de conteúdos, a discussão de temas polêmicos, a comparação entre acontecimentos antigos e atuais, a contextualização de diversas situações da produção e utilização dos conhecimentos científicos, a sensibilização para diversos temas, o aprofundamentos de questões relacionadas à filosofia e história da ciência, a visualização de fenômenos e processos, o conhecimento sobre a vida de grandes personalidades da ciência, a transdisciplinaridade.
O longa-metragem “Sonhos Tropicais”, por exemplo, permite o contato dos alunos com a realidade sanitária do Brasil no final do século XIX, aborda a situação de imigrantes nesse mesmo período, além de retratar a vida de Oswaldo Cruz, um importante sanitarista brasileiro. Os mecanismos de replicação, transcrição e tradução do DNA, processos complexos e de difícil entendimento, podem ser visualizados em vídeos disponíveis na Internet. Vídeos de grande relevância pedagógica podem ser encontrados no You Tube.
Segue uma lista com alguns títulos de longas-metragens que abordam assuntos de Ciências e Biologia:
Gattaca - Experiência Genética.
Mãos talentosas - A história de Benjamin Carson
Quase Deuses
Sonhos Tropicais
O Jardineiro Fiel
Osmose Jones
Homo sapiens 1900
O Curandeiro da Selva
E a Banda Continua a Tocar
Nas Montanhas dos Gorilas
A Ilha das Flores
Procurando Nemo
A Era do Gelo (I, II e III)
A Última Hora
O Óleo de Lorenzo
Waterworld, o Segredo das Águas
Erin Brockovich, uma Mulher de Talento
Silkwood, Retrato de uma Coragem
Juno
Philadelphia
Carandiru
Super Size Me – A Dieta do Palhaço
Uma onda no ar
Wall-E
ABC do amor
Obrigado por Fumar

Nenhum comentário: