10 de dezembro de 2010

Gattaca - Uma Experiência Genética

Apesar de ser um filme de ficção, a riqueza de detalhes e a preocupação com a máxima aproximação da realidade fazem do filme "Gattaca - Experiência Genética" um excelente recurso didático para a ilustração e contextualização dos principais conceitos trabalhados no conteúdo de genética, bem como para a discussão das implicações sociais advindas da utilização desse conhecimento. O filme aborda tanto a genética clássica, através da apresentação do vasto conhecimento acumulado pelas pesquisas científicas nessa área da Biologia, como também os aspectos éticos suscitados pela utilização das informações existentes sobre o genoma humano, recentemente sequenciado.
Além do tratamento de questões específicas da área de Biologia, chamar a atenção dos alunos para a relação entre a eugenia e os princípios do Nazismo e de outras tentativas históricas de se produzirem “raças puras e superiores” possibilita um rico debate sobre a questão do preconceito e da discriminação racial. Essa discussão, embasada nos conhecimentos genéticos, possibilita, também, a desmistificação do conceito de raça.

SINOPSE
Diretor: Andrew Niccol, EUA, 1997.
Sendo um dos últimos seres "naturalmente" nascidos num mundo geneticamente perfeito, Vincent Freeman não tem um DNA "pré-encomendado" que lhe permita ter sucesso na vida. Desesperado por realizar o seu sonho de explorar o espaço, Vincent assume a identidade de um atleta geneticamente superior, usando suas marcas genéticas a fim de não ser detido. Vincent torna-se uma estrela em ascensão dentro da Gattaca Aerospace, atraindo a atenção de uma deslumbrante colega. Mas quando um comandante é brutalmente assassinado, uma pista deixada no local do crime ameaça acabar com seus planos.
Adaptado de: http://cinema.sapo.pt/filme/gattaca/detalhes#sinopse

PROPOSTA DE TRABALHO
OBJETIVO
Utilizar o conteúdo de genética abordado no filme Gattaca - Experiência Genética, para ilustrar e contextualizar os assuntos trabalhados em aulas anteriores e para promover discussões e reflexões sobre bioética.
DESENVOLVIMENTO
Primeira parte - duas aulas
Orientação dos alunos com relação ao planejamento da atividade e exibição do filme Gattaca - Experiência Genética.
Segunda parte - uma aula
Os alunos serão organizados em cinco grupos, de acordo com os seguintes critérios: alunos com diferentes experiências culturais, em diferentes estágios de desenvolvimento e com diferentes características de comportamento (introvertidos, extrovertidos, etc.).
Cada grupo receberá um conjunto de questões para a discussão dos diversos aspectos abordados no filme, sendo as questões diferentes para cada um dos grupos. Um aluno de cada grupo ficará responsável por anotar as questões discutidas e socializá-las com os demais grupos na aula seguinte.
Terceira parte - uma aula
O representante de cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma. Depois que todos os grupos tiverem apresentado, ou no intervalo entre elas, os alunos, com a orientação do professor, deverão apontar suas opiniões e dúvidas com relação ao que foi exposto. O professor deve ficar atento e fazer questionamentos e ponderações sempre que julgar necessário.
AVALIAÇÃO
Para avaliação do envolvimento nas discussões e na aprendizagem dos conteúdos sobre genética, os alunos deverão produzir uma resenha do filme, contemplando os seguintes aspectos:
1) Introdução (1º parágrafo) - descrição do filme: título, dados objetivos/importantes para que o leitor possa identificar facilmente o filme e uma breve abordagem do(s) tema(s) tratado(s), além da apresentação das reflexões que se pretende com a resenha (objetivo do texto) .
2) Desenvolvimento:
(2º parágrafo) - resumo do filme: breve relato dos principais pontos da história, cuidando para que o leitor não saiba de tudo o que se passou (especialmente o final) e sinta-se motivado a assisti-lo; relação entre os assuntos abordados no filme e os conteúdos estudados.
(3º/4º parágrafos) - análise crítica do filme, inserindo-se o posicionamento do grupo sobre os principais aspectos abordados no filme.
3) Conclusão (5º parágrafo) - A recomendação, ou não, do filme para outras pessoas: por que recomendam, ou não, para quem, com qual objetivo.

Questões para discussão do filme:
Grupo 1 - História do filme em linhas gerais:
• Quais os principais personagens do filme?
• Como foram gerados os irmãos Vincent e Anton?
• Qual era o sonho de Vincent e o que o impedia de realizá-lo?
• Como Vincent resolve a situação para realizar seu sonho?
• Quem o apóia e quem dificulta seu caminho? Como isto ocorre?
• Qual o desfecho do filme?
Grupo 2 - Aspectos técnicos relacionados a conceitos científicos:
• Diferenciem a forma como foram concebidos os irmãos Vincent e Anton.
• Expliquem o que acontece quando Vincent nasce e quando Anton é "encomendado", no que se refere às probabilidades de desenvolvimento das suas características, especialmente em relação às doenças.
• A forma mais comum de identificação das pessoas, utilizada no filme é através do sangue. Através de que parte das células do sangue o material genético pode ser identificado? Que outras estruturas do corpo são utilizadas para a identificação do material genético de um indivíduo no filme?
Grupo 3 - Aspectos técnicos relacionados a conceitos científicos:
• Como Vincent consegue se passar por Gerome? Quais as mudanças feitas por ele e quais "truques" e cuidados Vincent precisa tomar?
• Como Gerome ajuda Vincent a assumir sua identidade?
• No filme existem várias referências a estrutura do material genético. Dois exemplos mais claros são o próprio nome do filme "Gattaca" e a escada da casa em que mora Gerome. Apresente a relação entre estes aspectos do filme e a estrutura do material genético.
Grupo 4 - Situações vividas pelos personagens em relação aspectos psicológicos, sociais e éticos:
• Qual é a temática e a "mensagem" central do filme, no que se refere ao determinismo genético, passada através da história dos personagens Vincent e Gerome Eugene.
• Apresentem aspectos do filme relacionado ao que é chamado "geneísmo".
• Identifiquem e apresentem duas situações do filme em que aparece este tipo de preconceito ou segregação.
• Discutam as possíveis implicações sociais e éticas vivenciadas pelos personagens e expressas no filme através dos termos: "Ter o currículo nas células", "Fardo da perfeição", "Ser considerado válido ou inválido".
• Relacionem o tema eugenia, abordado no filme, com os princípios do Nazismo.
Grupo 5 - Informações sobre a genética atual e os aspectos do filme de ficção que podem se tornar reais.
• Apresentem informações sobre os objetivos e as possíveis aplicações do sequenciamento do Genoma Humano.
• Apresentem informações sobre as aplicações atuais da genética em humanos e em outros seres.
Questões adaptadas do roteiro de atividades e discussão do filme Gattaca, elaborado por Mariana Assis Fonseca, disponível na página do Centro de Referência Virtual do Professor - Governo do Estado de Minas Gerais, Sistema de Troca de Recursos Educacionais.

Nenhum comentário: