31 de outubro de 2010

Avaliação

Esse é, sem dúvida, um dos assuntos que merece maior discussão e reflexão na educação. Os professores precisam, antes de tudo, entender por que e para que avaliam; precisam perceber que a avaliação tem o objetivo de investigar a situação do aluno e da turma para que se possa planejar as melhores estratégias de intervenção.
A maneira como entendemos a avaliação está diretamente relacionada com a maneira como enxergamos o próprio processo educativo. Se entendermos a escola como um espaço de aquisição de conteúdos, sendo os professores os transmissores e os alunos os receptores, só poderemos conceber a avaliação como forma de detectar a quantidade de conteúdo que foi assimilada. Ao contrário, se a nossa concepção de educação passa pela necessidade de utilização dos conteúdos como ferramentas para o desenvolvimento de competências e habilidades, a avaliação passa a ser instrumento de diagnóstico da eficiência das estratégias de ensino que estamos utilizando e da consequente aprendizagem dos alunos.
Qual seria o objetivo de fazer o diagnóstico de uma determinada situação a não ser o de planejar maneiras de resolver os problemas que foram detectados? O professor Cipriano Luckesi fala um pouco sobre essa questão no vídeo abaixo. Assistam!

Jogo de Biologia - Célula Adentro

Várias pesquisas na área da educação recomendam o uso de jogos didáticos na sala de aula como uma estratégia que auxilia no processo ensino-aprendizagem. Essa estratégia pode ser adotada em todos os níveis da educação básica, educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, e também no ensino superior.
O jogo Célula Adentro, elaborado no Instituto Oswaldo Cruz por uma equipe interdisciplinar, é uma proposta de ensino por investigação. São cinco casos relacionados ao estudo da célula com algumas dicas para que os alunos possam desvendá-los.
Os interessados podem baixar o jogo no site:

Uniube - Além Muros

No dia 20/11/10, os alunos do polo de Barbacena - Gênios - da Uniube farão uma pequena mostra de seus trabalhos acadêmicos no evento Uniube - Além Muros, que acontecerá na praça da matriz de Barbacena.
Os alunos das duas turmas do curso de Ciências Biológicas informarão a população sobre métodos contraceptivos e sobre questões relacionadas à saúde.
O folder do evento pode ser visualizado na página da Gênios:

Filmes para as Aulas de Ciências e Biologia

Com a realização de um pequeno levantamento dos longas-metragens que podem ser trabalhados nas aulas de Biologia e Ciências, podemos perceber a grande quantidade de títulos que abordam os mais variados conteúdos dessa área do conhecimento. Esses filmes podem ser utilizados no planejamento de atividades de introdução, atividades de desenvolvimento ou atividades de conclusão, fechamento de diversos assuntos, ampliando as oportunidades de motivação e aprendizagem dos alunos.
Os longas-metragens de ficção ou baseados em pessoas e fatos reais, os documentários, as simulações e os vídeos de curta duração possibilitam: a exposição de conteúdos, a discussão de temas polêmicos, a comparação entre acontecimentos antigos e atuais, a contextualização de diversas situações da produção e utilização dos conhecimentos científicos, a sensibilização para diversos temas, o aprofundamentos de questões relacionadas à filosofia e história da ciência, a visualização de fenômenos e processos, o conhecimento sobre a vida de grandes personalidades da ciência, a transdisciplinaridade.
O longa-metragem “Sonhos Tropicais”, por exemplo, permite o contato dos alunos com a realidade sanitária do Brasil no final do século XIX, aborda a situação de imigrantes nesse mesmo período, além de retratar a vida de Oswaldo Cruz, um importante sanitarista brasileiro. Os mecanismos de replicação, transcrição e tradução do DNA, processos complexos e de difícil entendimento, podem ser visualizados em vídeos disponíveis na Internet. Vídeos de grande relevância pedagógica podem ser encontrados no You Tube.
Segue uma lista com alguns títulos de longas-metragens que abordam assuntos de Ciências e Biologia:
Gattaca - Experiência Genética.
Mãos talentosas - A história de Benjamin Carson
Quase Deuses
Sonhos Tropicais
O Jardineiro Fiel
Osmose Jones
Homo sapiens 1900
O Curandeiro da Selva
E a Banda Continua a Tocar
Nas Montanhas dos Gorilas
A Ilha das Flores
Procurando Nemo
A Era do Gelo (I, II e III)
A Última Hora
O Óleo de Lorenzo
Waterworld, o Segredo das Águas
Erin Brockovich, uma Mulher de Talento
Silkwood, Retrato de uma Coragem
Juno
Philadelphia
Carandiru
Super Size Me – A Dieta do Palhaço
Uma onda no ar
Wall-E
ABC do amor
Obrigado por Fumar

Animal que faz Fotossíntese

O molusco da espécie Elysia chlorotica, uma pequena lesma marinha, possui uma característica adaptativa bastante interessante para se alimentar. A lesma, que possui uma aparência de folha, ao ingerir a alga da espécie Vaucheria litorea, incorpora os cloroplastos da alga à sua pele e os utiliza para realizar a fotossíntese. Pesquisas recentes mostraram que a alga é capaz de incorporar genes dos cloroplastos ao seu DNA e produzir as proteínas e a clorofila necessárias para a manutenção dos cloroplastos. Isso significa que a Elysia chlorotica é capaz de sobreviver da fotossíntese durante toda a sua vida (aproximadamente um ano).


As informações foram retiradas da revista National Geographic Brasil de novembro de 2010.

Educação à Distância

Começaremos esse Blog fazendo uma pequena reflexão sobre Educação à Distância. Notem que é "à distância" e não "distante". Portanto, vamos utilizar os vários recursos que temos à nossa disposição para permanecermos próximos e focados no objetivo de atingirmos uma formação de qualidade.
Por falar em formação de qualidade, uma das características de alunos que fazem cursos à distância é a capacidade de exercer a autonomia para o gerenciamento adequado de seus estudos.
O vídeo abaixo ressalta essa característica e discute a legalização de cursos na modalidade EAD. Assistam!




Abraços!