10 de dezembro de 2010

"Passione" e a Genética de Primos no Altar

Esse é o título do artigo publicado na coluna "Deriva Genética", da revista Ciência Hoje Online, mantida pelo geneticista Sergio Pena, professor da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Nesse artigo, o geneticista explica as possíveis consequências de casamentos entre parentes próximos e a necessidade de um aconselhamento genético nesses casos. 
Os textos da coluna "Deriva Genética" abordam as novidades dessa área da Biologia e a forma como elas afetam questões do cotidiano.

Gattaca - Uma Experiência Genética

Apesar de ser um filme de ficção, a riqueza de detalhes e a preocupação com a máxima aproximação da realidade fazem do filme "Gattaca - Experiência Genética" um excelente recurso didático para a ilustração e contextualização dos principais conceitos trabalhados no conteúdo de genética, bem como para a discussão das implicações sociais advindas da utilização desse conhecimento. O filme aborda tanto a genética clássica, através da apresentação do vasto conhecimento acumulado pelas pesquisas científicas nessa área da Biologia, como também os aspectos éticos suscitados pela utilização das informações existentes sobre o genoma humano, recentemente sequenciado.
Além do tratamento de questões específicas da área de Biologia, chamar a atenção dos alunos para a relação entre a eugenia e os princípios do Nazismo e de outras tentativas históricas de se produzirem “raças puras e superiores” possibilita um rico debate sobre a questão do preconceito e da discriminação racial. Essa discussão, embasada nos conhecimentos genéticos, possibilita, também, a desmistificação do conceito de raça.

SINOPSE
Diretor: Andrew Niccol, EUA, 1997.
Sendo um dos últimos seres "naturalmente" nascidos num mundo geneticamente perfeito, Vincent Freeman não tem um DNA "pré-encomendado" que lhe permita ter sucesso na vida. Desesperado por realizar o seu sonho de explorar o espaço, Vincent assume a identidade de um atleta geneticamente superior, usando suas marcas genéticas a fim de não ser detido. Vincent torna-se uma estrela em ascensão dentro da Gattaca Aerospace, atraindo a atenção de uma deslumbrante colega. Mas quando um comandante é brutalmente assassinado, uma pista deixada no local do crime ameaça acabar com seus planos.
Adaptado de: http://cinema.sapo.pt/filme/gattaca/detalhes#sinopse

PROPOSTA DE TRABALHO
OBJETIVO
Utilizar o conteúdo de genética abordado no filme Gattaca - Experiência Genética, para ilustrar e contextualizar os assuntos trabalhados em aulas anteriores e para promover discussões e reflexões sobre bioética.
DESENVOLVIMENTO
Primeira parte - duas aulas
Orientação dos alunos com relação ao planejamento da atividade e exibição do filme Gattaca - Experiência Genética.
Segunda parte - uma aula
Os alunos serão organizados em cinco grupos, de acordo com os seguintes critérios: alunos com diferentes experiências culturais, em diferentes estágios de desenvolvimento e com diferentes características de comportamento (introvertidos, extrovertidos, etc.).
Cada grupo receberá um conjunto de questões para a discussão dos diversos aspectos abordados no filme, sendo as questões diferentes para cada um dos grupos. Um aluno de cada grupo ficará responsável por anotar as questões discutidas e socializá-las com os demais grupos na aula seguinte.
Terceira parte - uma aula
O representante de cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma. Depois que todos os grupos tiverem apresentado, ou no intervalo entre elas, os alunos, com a orientação do professor, deverão apontar suas opiniões e dúvidas com relação ao que foi exposto. O professor deve ficar atento e fazer questionamentos e ponderações sempre que julgar necessário.
AVALIAÇÃO
Para avaliação do envolvimento nas discussões e na aprendizagem dos conteúdos sobre genética, os alunos deverão produzir uma resenha do filme, contemplando os seguintes aspectos:
1) Introdução (1º parágrafo) - descrição do filme: título, dados objetivos/importantes para que o leitor possa identificar facilmente o filme e uma breve abordagem do(s) tema(s) tratado(s), além da apresentação das reflexões que se pretende com a resenha (objetivo do texto) .
2) Desenvolvimento:
(2º parágrafo) - resumo do filme: breve relato dos principais pontos da história, cuidando para que o leitor não saiba de tudo o que se passou (especialmente o final) e sinta-se motivado a assisti-lo; relação entre os assuntos abordados no filme e os conteúdos estudados.
(3º/4º parágrafos) - análise crítica do filme, inserindo-se o posicionamento do grupo sobre os principais aspectos abordados no filme.
3) Conclusão (5º parágrafo) - A recomendação, ou não, do filme para outras pessoas: por que recomendam, ou não, para quem, com qual objetivo.

Questões para discussão do filme:
Grupo 1 - História do filme em linhas gerais:
• Quais os principais personagens do filme?
• Como foram gerados os irmãos Vincent e Anton?
• Qual era o sonho de Vincent e o que o impedia de realizá-lo?
• Como Vincent resolve a situação para realizar seu sonho?
• Quem o apóia e quem dificulta seu caminho? Como isto ocorre?
• Qual o desfecho do filme?
Grupo 2 - Aspectos técnicos relacionados a conceitos científicos:
• Diferenciem a forma como foram concebidos os irmãos Vincent e Anton.
• Expliquem o que acontece quando Vincent nasce e quando Anton é "encomendado", no que se refere às probabilidades de desenvolvimento das suas características, especialmente em relação às doenças.
• A forma mais comum de identificação das pessoas, utilizada no filme é através do sangue. Através de que parte das células do sangue o material genético pode ser identificado? Que outras estruturas do corpo são utilizadas para a identificação do material genético de um indivíduo no filme?
Grupo 3 - Aspectos técnicos relacionados a conceitos científicos:
• Como Vincent consegue se passar por Gerome? Quais as mudanças feitas por ele e quais "truques" e cuidados Vincent precisa tomar?
• Como Gerome ajuda Vincent a assumir sua identidade?
• No filme existem várias referências a estrutura do material genético. Dois exemplos mais claros são o próprio nome do filme "Gattaca" e a escada da casa em que mora Gerome. Apresente a relação entre estes aspectos do filme e a estrutura do material genético.
Grupo 4 - Situações vividas pelos personagens em relação aspectos psicológicos, sociais e éticos:
• Qual é a temática e a "mensagem" central do filme, no que se refere ao determinismo genético, passada através da história dos personagens Vincent e Gerome Eugene.
• Apresentem aspectos do filme relacionado ao que é chamado "geneísmo".
• Identifiquem e apresentem duas situações do filme em que aparece este tipo de preconceito ou segregação.
• Discutam as possíveis implicações sociais e éticas vivenciadas pelos personagens e expressas no filme através dos termos: "Ter o currículo nas células", "Fardo da perfeição", "Ser considerado válido ou inválido".
• Relacionem o tema eugenia, abordado no filme, com os princípios do Nazismo.
Grupo 5 - Informações sobre a genética atual e os aspectos do filme de ficção que podem se tornar reais.
• Apresentem informações sobre os objetivos e as possíveis aplicações do sequenciamento do Genoma Humano.
• Apresentem informações sobre as aplicações atuais da genética em humanos e em outros seres.
Questões adaptadas do roteiro de atividades e discussão do filme Gattaca, elaborado por Mariana Assis Fonseca, disponível na página do Centro de Referência Virtual do Professor - Governo do Estado de Minas Gerais, Sistema de Troca de Recursos Educacionais.

4 de dezembro de 2010

Você é um educador?

Encontrei esse texto e achei bem interessante. Vale à pena a reflexão.

A primeira questão que se apresenta para qualquer pessoa que deseja ser um educador é: "a quem queremos servir com o nosso trabalho?" As diversas possibilidades de respostas a esta pergunta, nos permite caracterizar os tipos de educadores possíveis:
1º - Educador Tarefeiro:
- É aquele que serve ao sistema político dominante, cumprindo as tarefas que lhe são determinadas. Cumpre o programa pré-estabelecido, a metodologia pré definida, aplica técnicas e atividades pré-concebidas. Este educador vive a ilusão de estar mudando quando na realidade ele é um agente de preservação da dominação e, em geral, um elemento dificultador da democracia participante dos educandos no seu próprio processo de educação.
2º - Educador Pelego:
- É aquele que diz não servir ao sistema dominante, mas serve aos interesses de seu grupo e de sua classe. Este educador busca o poder para sua corporação. Sua prática se caracteriza pelo simples reformismo, enquanto seu discurso é de contestação da pedagogia oficial. Sua postura no final das contas é a da substituição do discurso oficial pelo aparente discurso da transformação. O educador pelego vive a ilusão de ser o transformador e guia da educação, quando, na realidade, ele luta pela alternância do poder, fazendo de seu trabalho uma ação pedagógica fisiológica e interesseira. Ele, por fim, pode se diferenciar enquanto pelego assumido ou manipulado.
3º - Educador Egoísta:
- É aquele que só pensa em si mesmo, só trabalha para si mesmo. É um equívoco chamá-lo de educador, pois ele não consegue nesta prática eminentemente social e política ver mais do que a si mesmo. Qualquer disciplina, conteúdo, metodologia e atividade pedagógica pouco importa, pois tudo é usado para alimentar o próprio ego. Este é o oportunista de plantão, "educador" de mão única e hora marcada.
4º - Educador Popular:
- É aquele que dá à Educação o caráter político, social e cultural de que ela se reveste e faz de seu trabalho um processo de militância e comprometimento, não com o sistema dominante ("tarefeiro"), não com os grupos hegemônicos ("pelego"), não consigo mesmo ("egoísta"), mas com a prática da democracia substantiva e radical. O educador popular é um agente-meio de educação do povo, a partir da visão de mundo, dos saberes e fazeres do povo, das suas perspectivas e "utopias" (entendidas não como sonhos impossíveis, mas como a busca do não-tópico, do não realizado ainda). Este educador faz com que o grupo de educandos (do qual é parte) crie o seu próprio ritmo de apropriação do conhecimento e construa sua pedagogia.
 À guisa de exemplo, outra pequena reflexão: " Ilusão X Utopia " , ou como descobrir a resposta para a pergunta: -"O que é necessário para ensinar latim a João?"
- A resposta é: É uma grande ilusão pensar que, aprendendo os códigos de comunicação das classes dominadoras e das elites, as camadas populares estarão se preparando para a reversão do quadro de exclusão em que se encontram. Isto só aconteceria se as classes dominantes e elites se mantivessem estáticas e as classes populares em grande desenvolvimento. Mera ilusão é julgarmos que será através da apropriação da linguagem "culta" que as comunidades populares conseguirão transformar o mundo em que vivem e as condições a que estão submetidas. Outra ilusão é considerarmos que apenas com o nosso discurso "progressista e de esquerda", mas não praticado e não comprometido junto às camadas populares, iremos instrumentalizá-las para a transformação histórico-social de que necessitam. Não será pelo enunciado de nossos objetivos como por exemplo a "melhoria da qualidade de vida da comunidade" que o nosso projeto irá se realizar. Não será pelo repasse do nosso modelo de vida (e que "vida!") que iremos transformar a vida das comunidades populares. O povo fará as transformações por si e no momento em que, com nossa militância e cumplicidade, numa prática educativa plural, superar a ideologia do auto-desprezo, resgatar a sua auto-estima, apropriar-se de seus próprios saberes e fazeres, e assumir criticamente a sua linguagem e consciência, hoje em estado latente, sufocada e oprimida, determinando o novo curso da História. "Ler a nossa realidade e escrever a nossa história", eis o lema, diretriz e "slogan" que elegemos como premissa conceitual das propostas, dos projetos e das utopias dos educadores populares e agentes culturais e comunitários.
Sebastião Rocha - Presidente do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento/CPCD

1 de dezembro de 2010

Dia Mundial da Luta Contra a AIDS

Hoje é o dia mundial da luta contra a AIDS. De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, a transmissão via relações sexuais é a que prevalece entre os jovens. Esse dado reforça a necessidade de se desenvolver atividades e de criar situações para trabalhar o tema transversal Saúde nas escolas. Nesse sentido, o importante não é só a transmissão de informações sobre HIV/AIDS, mas sim o trabalho efetivo com relação à reflexão sobre valores e atitudes.
A campanha do Ministério da Saúde desse ano reforça a necessidade de se combater o preconceito com relação às pessoas que possuem o vírus ou que estão doentes: "Viver com AIDS é possível. Com o preconceito não".
Confira a campanha desse ano e outras informações sobre o assunto no hotsite: