11 de abril de 2012

ScienceBlogs

Duas foram as razões que me motivaram a começar a escrever esse Blog, com estreita relação entre elas: a primeira razão é que essa foi a maneira que encontrei para "guardar" todas as coisas que encontro quando navego pela internet. Recorro sempre às postagens quando busco diversão, informação, recursos didáticos, ideias para planejar aulas. A segunda razão é que essa seria, também, uma maneira de não ficar com esse tesouro guardado só para mim. Fico sempre na esperança que os licenciandos em Ciências Biológicas recorram às postagens para ampliarem os recursos para sua formação.
Navegando por alguns Blogs de divulgação e discussão da Ciência, sugeridos no site da revista Ciência Hoje, verifiquei, mais uma vez, que o conhecimento está à nossa disposição, bastando a vontade de nos colocarmos em movimento.
Encontrei as sugestões no endereço abaixo. São vários sites e blogs, com uma breve apresentação de cada um deles.
Percebi que vários deles estavam ligados à rede ScienceBlogs, que "é a maior rede de blogs de Ciências do mundo. Lançado em janeiro de 2006, seu objetivo é criar um espaço onde seja possível discutir Ciência de forma aberta e inspiradora" (http://scienceblogs.com.br/).
 Aproveite mais essas dicas!

Jogos Educacionais

A revista Ciência Hoje publicou alguns artigos sobre a utilização dos jogos educacionais como forma de ampliar as estratégias de ensino e, consequentemente, as chances de aprendizagem. Além de discutirem a importância da utilização dessa ferramenta, os textos fornecem sugestões de jogos desenvolvidos por pesquisadores dessa área. Confira nos links abaixo: