30 de março de 2011

Pegada de dinossauro descoberta por pesquisadores da Universidade Federal de São João Del Rei

Leia a reportagem do Portal Dores de Campos de 28 de março de 2011:

Integrantes do Grupo de Estudos da Pré-História (GEPHIS), do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São João Del Rei, descobriram pegada fossilizada de padrão Theropoda no entorno rural do município de Dores de Campos. Trata-se de descoberta inédita naquela região, que pode indicar a existência de um sítio paleontológico até então inexplorado.
Segundo o coordenador do GEPHIS, professor Moisés Romanazzi Tôrres, a pegada permite deduzir que um dinossauro de grande porte, muito provavelmente carnívoro, habitou a região. “O padrão indica que o animal pisou em ângulo inclinado, voltado para a esquerda, afundou completamente o pé e mesmo a parte inferior da perna”, destaca.
Contatado pelo proprietário rural Élcio Josino de Andrade, Moisés e mais três alunos do GEPHIS – Adriana Pereira, Herbert Custódio e Rivelino Miranda – visitaram o sítio e coletaram as características básicas do que viram: uma pegada isolada, tridáctila, em formato de dígitos espalmados, digitígrada, preservada em profundidade – 46 cm, medindo aproximadamente 1,52 m de comprimento por 1,23 m de largura.
“No dígito esquerdo e no do meio aparecem, nitidamente, as garras. O dígito direito não está tão bem preservado”, informa Moisés Tôrres, responsável por identificar e caracterizar a pegada. A equipe coletou fragmentos do sedimento para posterior análise química, o que vai permitir a reconstrução paleoambiental. E já preparam artigo para informar a comunidade científica sobre a descoberta.
“Vamos também enviar projeto de pesquisa aos órgãos de fomento para assegurarmos o financiamento das etapas subsequentes, que abrangem a moldagem da pegada e a construção de um cercado coberto para sua proteção”, avisa o coordenador. Fonte: Universidade Federal de São João Del Rei.
 
Disponível em:

Nenhum comentário: