3 de novembro de 2010

Ensinar e Aprender

"Processo de Ensino-Aprendizagem". Essas palavras estão entre as mais pronunciadas nas instituições educacionais. A preocupação com os processos de ensino e de aprendizagem, juntos, reforça a mudança na maneira de se conceber a educação. São processos interdependentes. A busca por diferentes estratégias de ensino tem como base o fato de que uma sala de aula comporta uma grande diversidade de alunos. Quanto maior a quantidade de estratégias de ensino utilizadas pelos professores, maiores são as chances de aprendizagem dos alunos. 
O uso de várias estratégias de aprendizagem permite um trabalho fundamentado nos quatro pilares da Educação, definidos pela UNESCO no relatório da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Desta maneira, a educação passa de uma simples transmissão de conteúdos (estratégia única: aula expositiva) para uma complexa relação entre aluno-professor-conhecimento. Uma vez consolidada e fortalecida essa relação, o aluno adquire maiores condições de transformar informações em conhecimento, além de desenvolver a capacidade de refletir sobre esse conhecimento e de utilizá-lo como ferramenta para transformar a si mesmo e o mundo que o rodeia.
A tirinha abaixo pode nos ajudar a pensar um pouco sobre essa questão. A falta de análise crítica sobre a nossa prática pedagógica pode fazer com que o nosso envolvimento com o processo educacional aconteça de maneira não significativa. Estejamos abertos às reflexões e às mudanças!

Cascão, ensinei o Floquinho a assobiar!
Assobia, Floquinho!
...
Eu disse que havia ensinado, não que ele havia aplendido!!!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

amei o post :D